FONE (11) 5583.0228 Deixe seus dados que ligaremos para sua empresa. Conheça os detalhes dos módulos do Sistema de Gestão Empresarial. Softlogic - Simplicidade e Inteligência

A informatização e a história da empresa

Ao longo dos anos em que atuamos informatizando pequenos e médios negócios, constatamos que as empresas quando procuram um sistema para informatizar as rotinas da empresa, na maioria das vezes, são motivadas por uma necessidade isolada ou para a solução de um problema específico. Normalmente a iniciativa é tomada quando um acontecimento único rompe com a capacidade da empresa de conviver com um determinado problema crônico que se arrasta por algum tempo.

Além disso, a procura acaba sendo dirigida apenas com o foco do problema motivador. São poucas as iniciativas em que se aborda a informatização como uma solução para todas as áreas da empresa, de forma integrada e consistente com as necessidades atuais e as futuras.

A visão dos pequenos negócios é muito focada no presente e no evidente. Poucos são os empresários que aproveitam a oportunidade para uma reflexão mais ampla de como a informatização pode ajudar no crescimento da empresa, embora haja uma literatura muito abundante mostrando os benefícios que podem ser alcançados.

Porém algo que não se comenta e que consideramos ser a contribuição mais importante da tecnologia para uma empresa é que com ela se pode guardar a história da empresa.

É surpreendente como esse patrimônio é desprezado. Todos os dias, os colaboradores da empresa recebem informações sobre as necessidades de seus clientes, fazem vendas, orçamentos, compras, um mundo de operações, muitas com lucro outras com prejuízos, mas não percebem que esses acontecimentos são a vida e a experiência da empresa.

Como é possível saber o que está acontecendo com as margens de lucro das operações dos seus melhores clientes. Como estão evoluindo essas margens e que tipo de pressão a área comercial está recebendo desses clientes para manter ou aumentar suas compras. Poucas empresas conseguem ter resposta para isso. E nos parece que essas informações são vitais para a sobrevivência e para o crescimento.

É analisando o comportamento e a tendência dos seus clientes que a empresa consegue ver se suas metas e necessidades serão atingidas. É possível avaliar os riscos futuros e antever o comportamento e as margens das vendas. Para prever o futuro é necessário que se analise o comportamento e as tendências das operações passadas. Sem a história não dá para fazer.

A mesma importância deve ser dada à análise dos estoques, das compras, dos custos, dos empréstimos bancários, etc. Tudo nos parece importante e de alguma forma vai ajudar no crescimento ou no resultado da empresa.

Temos certeza, que embora ajudar a emitir uma nota fiscal, controlar os estoques, fazer os pagamentos no prazo certo, guardar as informações da empresa é a mais importante contribuição que a tecnologia pode dar à empresa. A tecnologia pode fazer análises automáticas das informações e mostrar os melhores caminhos para a direção da empresa. Quem consegue fazer isso, sem ter uma história bem guardada?

Todas empresas enviam seus documentos fiscais para a Contabilidade, mas quase nenhuma se interessa pelas peças contábeis produzidas e, tampouco, seus contadores podem analisar com profundidade as informações, pois possuem apenas fragmentos dispersos da atividade da empresa.

Não há uma cultura que valorize as informações e todo o conhecimento acumulado. Isso faz com que a base da administração e do planejamento da empresa seja sempre baseada no "achismo", na "tentativa" e no "erro". Mesmo que haja mais acertos que enganos, o crescimento sempre será lento e muito arriscado. Quem têm competidores competentes vive sempre preocupado e correndo riscos.

Achamos que as pequenas e médias empresas precisam repensar a maneira como vêm a informatização de seus negócios e, principalmente, dar valor às informações que estão acumulando ao longo do tempo.

Ter um sistema integrado, voltado para o operacional e para o gerencial é algo importante não apenas para o dia a dia, mas principalmente para o futuro e o sucesso da empresa.

Mas, tenha em mente que é fundamental escolher um bom fornecedor e um bom sistema, para ter uma solução de longo prazo, pois a troca dos sistemas a cada 2, 3 ou 5 anos, sempre implicará na perda de uma parte da história da empresa.

Autor: J. R. Cesário
Sócio da Softlogic Informática Ltda.

 
Soluções para empresas
Área Operacional
Nota fiscal eletrônica
Vendas e serviços
Controle de produção
Estoque e compras
Controle financeiro
Informações gerenciais
Área administrativa
Folha de pagamento
Contabilidade
Ativo Fixo
Escrituração fiscal
SPED fiscal
SPED contribuições
SPED contábil
SPED Fcont
A Softlogic
Softlogic (desde 1988)
O que falam nossos clientes
 
Contato
Contato com vendas
Peça para ligar para você
 
Solicitar orçamentos
Orçamento para empresa
 
Representantes regionais
Cadastrar representante
 
Guia prático de compra ERP
Ver e baixar o guia
 
Vídeos e palestras
Palestra sobre SPED Fiscal
Palestra sobre IFRS
 
Vídeos sobre sistemas
Emissão de NFe
 
Acesso remoto
Permitir acesso para o suporte técnico operar o computador do cliente