FONE (11) 5583.0228 Deixe seus dados que ligaremos para sua empresa. Conheça os detalhes dos módulos do Sistema de Gestão Empresarial. Softlogic - Simplicidade e Inteligência

É viável implantar um software provisório por algum tempo?

Embora pareça uma pergunta estranha, esse tipo de consideração e decisão é muito comum. Muitas empresas acabam adquirindo sistemas imaginando sua utilização por um determinado tempo, até conseguir algo mais amplo, melhor e mais caro. Essa decisão, muitas vezes, é inconsciente e justificada apenas na falta de recursos. É um pensamento que, automaticamente, limita as alternativas.

"A aquisição é feita sabendo que a empresa precisa de algo melhor, mas que no momento, não consegue comprar." Perfeitamente explicado.

A princípio, essa não é uma boa decisão, pois, a maioria das soluções provisórias, também são precárias. Uma vez que, ao serem consideradas temporárias, acabam não tendo um processo rigoroso de análise e avaliação.

Porém, não precisa ser assim. O mercado de software brasileiro possui mais de 10 mil empresas e cerca de 4.200 desenvolvem sistemas especificamente para as pequenas e médias empresas. Esse leque enorme de opções permite acomodar qualquer tipo de restrição financeira, ao mesmo tempo em que oferta as soluções mais adequadas para a empresa.

Em resumo, não há necessidade de se fazer uma aquisição temporária. Mas, e por que isso acontece? A experiência nos revela três principais motivos:

a) A aquisição é decidida às pressas para resolver problemas que a empresa não consegue mais suportar. Alguém decide resolver imediatamente e não há tempo para se fazer uma análise criteriosa. A urgência cria atalhos e obriga pular etapas.
b) A procura se resume a poucos fornecedores, os mais próximos ou mais conhecidos e não necessariamente aos mais adequados.
c) O processo é conduzido por alguém que não possui conhecimentos de organização empresarial e, praticamente, nada de TI.

Como vencer essas situações evitar fazer algo provisório ou precário? Três sugestões, que podem ser perfeitamente adotadas por qualquer tipo e porte de empresa:

1º) Não realizar o processo de aquisição com urgência. "Se não começou antes, com tempo para fazer algo com critério, não faça mal feito agora com a justificativa de que é urgente."
2º) Não procure nada antes de saber o que precisa. Veja o artigo "Quais os cuidados que devo tomar ao informatizar minha empresa". Só vai encontrar um fornecedor que possa atender bem sua empresa se souber o que precisa e a forma correta de comunicar a ele suas necessidades.
3º) Saia do seu bairro. Procure em todos os fornecedores. Alguém vai atender sua empresa da forma que precisa e da maneira que pode pagar. É óbvio que vai ter que inovar. Ir além daqueles 5 ou 6 fornecedores mais famosos ou mais fáceis de encontrar.

Comece algo diferente para ter resultados diferentes.

 

Sobre o autor:

J. R. Cesário
Consultor com mais de 30 anos de experiência em implantação de ERP


Artigos relacionados:

Cuidados que devo tomar ao informatizar minha empresa
Quando devo implantar um sistema de gestão
Todos os sistemas parecem iguais. São realmente iguais?
Qual o melhor método para escolher um fornecedor de software?
Por que algumas empresas nunca terão um bom software de gestão

 
Soluções para empresas
Área Operacional
Nota fiscal eletrônica
Vendas e serviços
Controle de produção
Controle de locação de bens
Estoque e compras
Controle financeiro
Informações gerenciais
Área administrativa
Folha de pagamento
Contabilidade
Ativo Fixo
Escrituração fiscal
SPED fiscal
SPED contribuições
SPED contábil
SPED Fcont
A Softlogic
Softlogic (desde 1988)
O que falam nossos clientes
 
Contato
Contato com vendas
Peça para ligar para você
 
Solicitar orçamentos
Orçamento para empresa
 
 
 
Representantes regionais
Cadastrar representante
 
Guia prático de compra ERP
Ver e baixar o guia
 
Vídeos e palestras
Palestra sobre SPED Fiscal
Palestra sobre IFRS
 
Vídeos sobre sistemas
Emissão de NFe
Acesso remoto
Permitir acesso para o suporte técnico operar o computador do cliente